segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Analise crítica do livro Terra Papagalli

O livro Terra Papagalli é um informativo sobre a época das grandes navegações, quando Portugal buscava novas rotas comerciais, sendo essa época denominada como classicismo onde aconteceram todas as manifestações artísticas do renascimento.
O livro é para quem busca informação sobre a época, pois em minha opinião eles tentavam buscar um entendimento cômico sobre o assunto para os leitores, podemos notar em trechos do livro como criticas à igreja de forma oculta, como quando ele foi exilado ao Brasil após se envolver com a filha de um nobre, pois quem estudava para ser padre não poderia ter tido relações sexuais, além do fato dele ser filho de judeu ou novo cristão (características do humanismo). Outra característica ocorre por causa das grandes navegações devido à necessidade de descobrir novas terras (características do classicismo).
Esse livro também traz características parecidas com a que temos atualmente, pois sempre queremos novas descobertas, queremos descobrir novos planetas, animais, fontes de dinheiro, energia, dentre outras, e isso se relaciona com o livro na parte das grandes navegações, com a necessidade de sempre querer mais. Outra relação que podemos fazer dos tempos atuais com o livro é a questão da ganancia, pois lá se apresenta os mandamentos para você conseguir se adaptar com os índios, e nele se fala em subornar as pessoas que não tinham conhecimento do valor do que tinham e acabavam trocando por algo que não havia valor nenhum (exemplo: pau-brasil por um espelho).
Ou seja, esse é um bom livro para pessoas que buscam obter o conhecimento de uma forma mais descontraída a época do classicismo e humanismo de forma rápida e fácil de entender.


Autoria: Ary Sault

Nenhum comentário:

Postar um comentário