segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pequeno Resumo de Terra Papagalli

Olá, caros leitores. 26/07/2016

SEJAM BEM VINDOS!

Nessa resenha iremos tratar sobre o Livro Terra Papagalli, obra feita por dois grandes escritores Brasileiros José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Publicado pela primeira vez em 1997. Misturando fatos históricos, os autores narram, pela óptica de um degredado português, o descobrimento do Brasil e as primeiras três décadas de sua colonização, até a Guerra de Iguarapepe.
O livro relata um pouco das aventuras de Cosme Fernandes, seus altos e baixos suas opiniões, alguns aspectos da chegado dos portugueses nas terras Brasileiras. Lembrando que o livro está todo em primeira pessoa. O livro relata tudo de uma forma bem humorada chamando a atenção do leitor, ao mesmo tempo passando informações para o leitor sem deixa-lo “entediado”.
Nossa ideia é passar a mensagem do resumo do livro de uma forma descontraída.
Vamos lá?


RESUMO

O livro nada mais é a história de um português que foi acusado por pegar uma rosquinha (rosquinha essa que lhe causou grandes transformações em sua vida).
Cosme Fernandes, fala algumas coisas que não deveria, “teve relações com uma mulher”, fato que lhe causou uma punição (prisão), já não bastando ser preso como castigo, foi obrigado a vir ao Brasil (trazido numa das caravelas que acompanhou a esquadra de Pedro Alvares Cabral). A partir do momento que foi preso, ele faz amizades, apesar de nãos duradouras. Chegando no Brasil é acolhido por uma tribo indígena, que por sinal o acolhe muito bem. Viveu por lá por muito tempo, aprendeu os costumes dos indígenas (apesar de ser muito diferente). Após a chegada de Pero Capico e Francisco Chaves, todos se mudam de seus lares, criando uma nova vida em outro lugar, e lá estava “Fernandes” junto com todos os seu “vizinhos” se locomovendo para uma nova terra, acostumado com tudo que era bom, mulheres, farturas, comida boa...
Essa mudança fez com que “Bacharel” (como Cosme Fernandes era chamado), desse a origem de um novo povoado, chamando-o de Cananeia. Começou a lucrar com a venda de suprimentos, mantimentos, animais e escravos para navegadores de outros países.
Após conseguir muito dinheiro, ele é enganado por seu amigo, que foge numa embarcação de Portugal. Por meio de uma carta ficou sabendo que seu “amigo” tinha virado conselheiro da Sua majestade, fazendo ela o mandar, por ordem no Brasil. Quando chegou no Brasil, fez grandes mudanças colocou mão em tudo que podia, até mesmo no povoado de Fernandes. Fernandes se sentindo ameaçado reuniu um “exército” para lutar pelo seu povoado. Ganham a primeira luta, mas logo depois com sede de vingança Cosme vai atrás de “Pino” e o acha com sua “amante” que o fez ser exilado de Portugal. Mata seu “amigo”, mas poupa a vida de Lianor (a amada que lhe custou a punição que mudaria sua vida) e faz ela ser uma das suas esposas...
“Décimo mandamento para bem viver na terra dos papagaios: E o resumo de meu entendimento é que naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido. ”
Espero que ‘tenham gostado ...

SEGUE O VÍDEO PARA AJUDAR ENTENDER O LIVRO:

Autoria: João Marcos

Um comentário: